Verificar o nível do óleo da caixa de velocidades automática
Verifique regularmente o nível do óleo da caixa de velocidades automática.
Mantenha o veículo a nível do chão com o travão de mão aplicado e verifique o nível do fluido seguindo os seguintes procedimentos.
1. Coloque a alavanca selectora de velocidades na posição N (Neutral - ponto morto) e certifique-se de que o motor está a trabalhar ao ralenti.
2. Depois da transmissão estar suficientemente aquecida (temperatura do fluido 70~80C por exemplo o equivalente a cerca de 10 minutos de condução normal, faça passar a alavanca selectora de velocidades por todas as posições e, em seguida, coloque a alavanca selectora de velocidades na posição "N (Neutral - ponto morto) ou na posição P (Park - estacionamento)".
3. Certifique-se de que o nível do fluido está no intervalo com a indicação "HOT" no indicador de nível. Se o nível do fluido estiver abaixo desta indicação, adicione o fluido especificado através do orifício de enchimento. Se o nível do fluido estiver acima desta indicação, drene o fluido em excesso através do orifício de drenagem.
4. Se o nível do fluido for verificado com o motor a frio (temperatura do fluido 20~30C adicione fluido até à linha com a indicação C (COLD) e, em seguida, verifique novamente o nível do fluido seguindo a descrição do passo 2 acima.
AVISO - Óleo da caixa de velocidades
O nível do óleo da caixa de velocidades deve ser verificado com o motor à temperatura de funcionamento normal. Isto significa que o motor, o radiador, o tubo do radiador, o sistema de escape, etc., estão muito quentes.
Tenha muito cuidado para não se queimar ao executar este procedimento.
ATENÇÃO
- Um nível baixo do óleo causa o deslizamento da caixa. O excesso de óleo no depósito pode causar espumação, perda de óleo e avarias na caixa de velocidades.
- A utilização de um óleo nãoindicado pode resultar na avaria ou falha da caixa de velocidades.
AVISO - Travão de estacionamento
Para evitar um movimento brusco do veículo, engate o travão de estacionamento e carregue no pedal dos travões antes de deslocar a alavanca das mudanças.
INFORMAÇÃO
A escala C (COLD) serve apenas de referência, pelo que NÃO deve ser utilizada para determinar o nível do óleo da caixa de velocidades.
INFORMAÇÃO
O novo óleo da caixa de velocidades automática deve ser vermelho. A adição do corante vermelho serve para a fábrica de montagem poder identificá-lo como óleo de caixa de velocidades automática e distingui-lo do óleo do motor e do anticongelante. O corante vermelho, que não é um indicador da qualidade do óleo, não é permanente. À medida que o veículo for circulando, o óleo da caixa de velocidades automática começará a tornar-se mais escuro, acabando por ganhar uma cor castanhoclara.
Mande mudar o óleo da caixa de velocidades automática num concessionário autorizado Kia, de acordo com o calendário de manutenção apresentado no início deste capítulo.
Utilize apenas o óleo da caixa de velocidades automática indicado.
(Consulte "Lubrificantes ou capacidades recomendados", no capítulo 8.)
Mudar o óleo da caixa de velocidades automática
Mande mudar o óleo da caixa de velocidades automática num concessionário autorizado Kia, de acordo com o calendário de manutenção apresentado no início deste capítulo.
Kia Picanto. Como funciona o sistema dos
airbags
- Os airbags só actuam com o
interruptor da ignição na posição "ON"
ou "START".
- Os airbags enchem instantaneamente
em caso de forte colisão frontal ...
Citroën C1. Ouvir as mensagens TA
A função TA (Trafic Announcement)
torna prioritária a audição das
mensagens de alerta sobre o tráfego
rodoviário. Para ficar activa esta
fun ...